Terapia de Casal
A terapia de casal ajuda os casais a identificar padrões de comportamentos que causam sofrimento e a encontrarem alternativas para um relacionamento mais saudável e satisfeito. O terapeuta não é um juiz, mas antes de um guia na busca das necessidades e desejos que se escondem atrás das queixas, das acusações e dos silêncios. A terapia de casal é recomendada para problemáticas de cariz relacional (conflito, insatisfação, problemas de comunicação, ciúme, infidelidade, problemas de desejo e sexualidade, dificuldades de adaptação ao papel de pais) mas também para problemáticas aparentemente individuais como a depressão e a ansiedade. Os casais esperam em média 6 a 7 anos até pedirem ajuda. Não espere até ser demasiado tarde, peça ajuda agora.
A psicoterapia individual
A psicoterapia e o acompanhamento psicológico individual ajudam o cliente a gerir as suas emoções de forma mais adequada (ex: ansiedade, ‘nervos’, fobias), a lidar com experiências dolorosas actuais ou passadas (ex: tristeza, depressão, stress pós traumático), a atingir objectivos pessoais, a fazer escolhas saudáveis, a identificar e modificar padrões de comportamento que causam sofrimento. A psicologia clínica sistémica encara cada problemática como o resultado de uma relação complexa entre factores individuais (ex: personalidade e o temperamento) e relacionais (ex: relação com pais, parceiros, familiares).
Terapia Familiar
A terapia familiar é especialmente indicada para dificuldades relacionadas com o conflito e/ou tensão nas relações familiares ou com situações que provocam sofrimento a um ou mais membros da família. Embora a queixa possa ser aparentemente individual (ex: ‘hiperactividade’ do filho) a intervenção pode ser mais eficaz se for feita em família (ex: estratégias de disciplina utilizadas pelos pais). O foco na terapia familiar é dirigido à comunicação e interacção entre os membros da família, mas também aos sentimentos individuais. A terapia familiar é uma abordagem clínica cuja eficácia tem sido amplamente apoiada por estudos científicos, particularmente nas problemáticas de anorexia, problemas de comportamento, depressão, consumo de substâncias, entre outras.